A sociedade brasileira ainda acredita que o desenvolvimento pleno da criança cabe à família. 58 Para 57% dos brasileiros, o melhor lugar para a criança de até 3 anos se desenvolver é em casa, e 65% afirmam que os pais são responsáveis por atender a todas as necessidades das crianças de até 3 anos.59

Além disso, embora a existência de variados tipos de família seja conhecida, ainda é forte no imaginário coletivo um único modelo: pai, mãe e filho (ou filhos).

Informações que valem ser divulgadas

  • O fato de uma família não ser composta pela estrutura convencional – pai e mãe – não significa que a criança terá desenvolvimento melhor ou pior. Estudos sugerem que o fator determinante é o tipo de interação entre os membros da família e a criança. O desenvolvimento saudável na primeira infância está mais relacionado a como os membros da família interagem que ao tipo de configuração familiar.
  • Famílias dos mais diferentes tipos podem promover o desenvolvimento pleno da criança quando seus membros a ouvem, estimulam e dão limites com amorosidade.
  • Além das famílias tradicionais, em que estão presentes pai, mãe e filhos, existem outros modelos familiares:60
    • Famílias monoparentais – Um adulto cuida da família. Chefiadas primordialmente por mulheres, essas famílias compõem um contingente significativo dos arranjos familiares brasileiros.
    • Famílias geradas após separações/divórcios – Após a separação dos pais, os filhos ficam sob a guarda da mãe, do pai ou de ambos, de forma compartilhada. Também incluem aquelas constituídas por novos casais que se formam, trazendo filhos de diferentes uniões anteriores.
    • Famílias com adoções – Casais com filhos adotados.
    • Famílias geradas artificialmente – Casais que concebem seus filhos por meio de métodos de reprodução assistida.
    • Famílias homoparentais – Formadas por casais do mesmo sexo.
  • A parentalidade é o conjunto de tarefas e atividades realizadas pelos pais ou, na falta deles, por outros adultos para garantir o desenvolvimento infantil: cuidar, proteger, estimular, orientar e interagir com a criança. O objetivo é socializar a criança, estabelecer limites e torná-la gradativamente mais autônoma. A parentalidade é fundamental para a formação das habilidades cognitivas, sociais e emocionais da criança.61 (Veja infográfico com explicação sobre o conceito de parentalidade).
  • Valorize a convivência familiar. Mais tempo com a mãe ou o pai, por exemplo, pode reduzir em 5% a taxa de evasão escolar no caso de famílias em situação de vulnerabilidade social. Veja aqui.

Informação sem complicação

  • A metáfora da Canoa da Aprendizagem também pode ser usada para ajudar a entender a importância das interações sociais para a criança alcançar plenamente seu potencial.
  • Procure mostrar ao público o máximo de arranjos familiares existentes ou registrar que, quando se fala de família, as referências abrangem outros modelos além do nuclear tradicional.
  • Reforce a comunicação de que, para o desenvolvimento da criança, o importante é a forma como a família interage. Sempre que possível, dê também exemplos de interações positivas, como diálogos, jogos e brincadeiras (veja exemplos em Para Saber Mais).
  • Procure ressaltar a responsabilidade do Estado e da sociedade como um todo em garantir os direitos das crianças. Aborde o papel das escolas e dos Conselhos Tutelares e a importância dos programas governamentais voltados para a primeira infância.

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

Sugestões de imagens

Crédito: Guga Ferri
  • Dê preferência a imagens de crianças interagindo com sua família ou com outros adultos, como avós, professores, agentes de saúde, em situações diversas.
Crédito: Léo Sanches
  • Mostre pais, professores, instrutores e outros adultos orientando crianças em atividades como andar, desenhar, praticar esportes, usar instrumentos e outros objetos e assim reforçar o conceito da Canoa da Aprendizagem.