O objetivo deste guia é oferecer instrumentos para melhorar a comunicação sobre a primeira infância. Mas esse é um assunto inesgotável. Para quem quiser se aprofundar mais, apresentamos aqui uma seleção de referências de vídeos, livros e sites, organizados por temas e em ordem alfabética, com links para você baixá-los gratuitamente.

APRENDIZAGEM: Saiba mais sobre a importância dos primeiros anos de vida na capacidade de aprendizagem da criança na publicação O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem, disponível aqui.

A CIDADE E AS CRIANÇAS: Para uma perspectiva de como adaptar espaços físicos para ser mais amigáveis às crianças pequenas, veja esta publicação da Fundação Bernard van Leer.

BRINCAR: Quer saber mais sobre o brincar? Acesse o site Território do Brincar, um projeto de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Outro site que vale a visita é Tempojunto, com muitas sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças. Outras opções são:

  • Para desenvolver habilidades como raciocínio lógico e coordenação motora, você pode consultar o site Massa Cuca.
  • Informações sobre a importância da natureza para a primeira infância estão neste link.
  • Sobre o direito de as crianças brincarem e terem livre acesso ao lazer e à cultura, consulte o IPA Brasil.

COBERTURA DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA MÍDIA: Confira os principais destaques da pesquisa sobre o perfil da cobertura da primeira infância na mídia em Traçando o perfil da cobertura da primeira infância – uma pesquisa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Andi.

Para obter mais dados e recursos para auxiliar na cobertura jornalística da primeira infância, acesse o site da Andi, aqui.

CONCEITOS GERAIS: Quer entender mais sobre conceitos gerais relacionados à primeira infância? Comece por estas duas publicações: Programa Nota 10 Primeiríssima Infância – 0 a 3 Anos e Programa Nota 10 Primeira Infância – 4 a 6 Anos.

Uma boa fonte sobre as últimas pesquisas e descobertas sobre desenvolvimento infantil é esta (em inglês). Alguns conteúdos em português são encontrados aqui.

O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) traduz a ciência para estimular as políticas públicas a favor da primeira infância.

O site do Unicef também traz dados sobre a situação da infância no Brasil e no mundo, além de notícias com esse recorte.

Veja mais sobre as bases da arquitetura do cérebro no início da vida na publicação “O período e a qualidade das experiências da primeira infância”, do Centro de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Harvard.

Para uma leitura rápida, acesse a coleção de 12 folhetos Primeiríssima Infância, que traz de forma resumida orientações gerais do período que vai da gravidez até os 3 anos de idade.

No site do Ciespi você encontra pesquisas e projetos sociais voltados à infância e às famílias, com levantamento muito útil com estatísticas demográficas e sociais de crianças de 0 a 8 anos em áreas como saúde, educação e pobreza.

CONSUMO: Saiba mais sobre as questões relacionadas à publicidade de produtos e serviços dirigida às crianças no site do Instituto Alana. O documentário Criança, a alma do negócio também aborda o consumo e a publicidade relacionados à criança.

ESTRESSE TÓXICO: O vídeo produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, explica de forma didática como o estresse tóxico afeta o desenvolvimento das crianças. Está disponível em português aqui.

INICIATIVAS: Quer conhecer iniciativas de todo o país voltadas às crianças? Visite o site Mapa da Infância Brasileira. A plataforma colaborativa coloca literalmente no mapa programas formais e não formais voltados para a primeira infância.

LEIS E CONVENÇÕES: Com exceção do Marco Legal pela Primeira Infância (disponível na íntegra aqui), todas as principais leis e convenções da ONU relacionadas à primeira infância estão disponíveis no site do Unicef.

Outras fontes para leis sobre crianças são a

  • Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, aqui, e a página do Child Fund Brasil sobre o estatuto da Criança e do Adolescente, aqui.
  • Além disso, você pode obter informações sobre os direitos das crianças nesta página do Instituo Alana

LICENÇA-PATERNIDADE: Para entender mais sobre as vantagens da ampliação da licença-paternidade, acesse:

MANUAIS: Algumas publicações não são específicas da primeira infância, mas dão dicas eficientes para quem quer comunicar melhor o assunto. É o caso do Manual de Redação do Estadão On-Line. Veja também a publicação Programme Communication for Early Child Development (Unicef), com dicas dirigidas a quem trabalha em programas voltados para a primeira infância.

METÁFORAS: Leia sobre as metáforas citadas neste guia em Valores e metáforas: para a comunicação do conhecimento científico sobre o desenvolvimento na primeira infância no Brasil. Assista também ao vídeo que explica como deve ser na prática o Bate-Bola da criança com o adulto em Conceitos Fundamentais 2 – O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro.

PARA A FAMÍLIA: O Nenê do Zap é um contato no WhatsApp que envia informações e dicas de conversa e interação para pais, mães, cuidadores e todas as pessoas que fazem parte da rede de relacionamento de crianças do nascimento aos 6 anos. Outra fonte de informações é o portal de jornalismo para famílias e interessados na temática da infância Lunetas.

PARENTALIDADE: O termo é novo por aqui e se refere, de modo geral, ao conjunto de ações desempenhadas pelo adulto de referência da criança para assegurar sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Para saber mais sobre o assunto, acesse a íntegra da publicação: Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil – Parentalidade em foco.

PERCEPÇÕES DA SOCIEDADE: Para saber mais sobre o que a sociedade pensa a respeito do tema, acesse a íntegra da pesquisa Percepções e Práticas da Sociedade em Relação à Primeira Infância, em Primeiríssima Infância – uma pesquisa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e do Ibope.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES: A Rede Nacional Primeira Infância elaborou o relatório Mapeamento da ação finalística evitando acidentes na primeira infância, que apresenta dados das principais causas de morte na primeira infância, além de dicas de como evitar acidentes e um mapeamento de projetos, ações e políticas públicas de prevenção.

PLANO NACIONAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA: Para quem quer pesquisar sobre o Plano ou sobre os avanços do Marco Legal da Primeira Infância, o site da Rede Nacional Primeira Infância disponibiliza o download gratuito de muitos materiais de apoio.

SAÚDE: O Ministério da Saúde oferece dados e diretrizes sobre a saúde da criança nesta página. A Sociedade Brasileira de Pediatria também disponibiliza dados sobre pesquisas médicas e orientações, em seu site.

VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA: Para entender como definir, identificar, prevenir e enfrentar a violência doméstica, o abuso e a exploração sexual de crianças, acesse o site do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV), do Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo. Na publicação Reconstrução de vidas, disponível para download gratuito aqui, há informações detalhadas sobre cada tipo de violência contra a criança, além de respostas às dúvidas mais frequentes.

Você também pode consultar as publicações da organização Childhood Brasil voltadas para jornalistas:

GUIA DE REFERÊNCIA. Construindo uma Cultura de Prevenção à Violência Sexual. São Paulo, 2016. O Guia traz aos profissionais que atuam na área da infância e adolescência informações sobre o marco legal que protege os direitos das crianças e adolescentes e oferece subsídios para que eles possam dar uma assistência digna no caso de identificarem ocorrências de violência sexual.

EXPLORAÇÃO SEXUAL de Crianças e Adolescentes. Guia de referência para a cobertura jornalística. Brasília, 2013, oferece orientações para auxiliar numa cobertura jornalística mais qualificada sobre temas da agenda social brasileira, em especial os relacionados aos direitos de crianças e adolescente.

GUIA DE REFERÊNCIA. Para o Diálogo com a Mídia. São Paulo, 2008, explica as dinâmicas de funcionamento da mídia: a lógica da notícia, o processo de construção da pauta jornalística, como se dá a elaboração de uma reportagem nos diferentes meios e outras especificidades da área.

JORNALISMO INVESTIGATIVO. Concurso Tim Lopes. Brasília, 2008, é um estudo de caso sobre a atuação da imprensa no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.