A maior parte das pessoas não relaciona as ligações afetivas ao desenvolvimento infantil.47 Apesar de reconhecer que o carinho dos adultos é importante e influencia o temperamento da criança, apenas 12% da população48 considera o afeto importante para o desenvolvimento.

Informações que valem ser divulgadas

  • O afeto do adulto influencia não apenas o temperamento e a personalidade da criança, mas também impacta seu crescimento cognitivo. É importante concatenar as relações afetivas com outros aspectos do desenvolvimento infantil, como o físico, o cognitivo e o social.
  • A interação da criança de até 3 anos com os adultos de referência – pais, familiares e outros – é fundamental para o seu desenvolvimento pleno (saiba mais no infográfico sobre parentalidade).
  • Ações como brincar, conversar, contar histórias, cantar e passear com as crianças são importantes para o desenvolvimento e podem ser uma oportunidade de criar vínculo e demonstrar afeto.
  • A atenção, o cuidado, o carinho e a socialização estão entre os aspectos formativos das estruturas cognitivas e psicossociais da criança. É importante dar valor a esses aspectos e oferecer à criança um cuidado responsivo, amoroso, estimulador.
  • Quando o adulto de referência interpreta e responde com carinho às manifestações da criança (fome, frio, desamparo, prazer...), o vínculo vai se formando e colaborando para o desenvolvimento. Veja aqui.

Informação sem complicação

  • A metáfora Canoa da Aprendizagem pode ser empregada para transmitir uma mensagem mais próxima do cotidiano da criança, explicando como o afeto se relaciona com outros aspectos do desenvolvimento infantil. É importante focalizar os relacionamentos no interior da canoa – todos os adultos ao redor da criança precisam interagir com ela de forma sensível e atenciosa, apoiando-a na aquisição de autonomia e assegurando que estejam em sintonia.
  • É importante não tratar a relação afetuosa da criança com o adulto de maneira isolada e assim não despertar nas pessoas a ideia de crianças superprotegidas. Para evitar tal situação, utilize metáforas para explicitar a importância do afeto ao estabelecer limites. Na hora de guiar a canoa, é preciso trabalhar junto e coordenado para chegar a algum lugar, por exemplo.
  • Ao abordar esse tema, procure enfatizar que o desenvolvimento da capacidade cognitiva depende do estabelecimento de vínculos afetivos e sociais fortes e positivos.
  • Um recurso efetivo para comunicar a importância do afeto ao desenvolvimento da criança é o storytelling (contar histórias). Histórias atraem mais a atenção das pessoas do que dados numéricos, pois possibilitam que elas se identifiquem com os personagens e suas experiências, provocando emoção. Com isso, a comunicação se torna mais eficaz (veja mais abaixo, em Ferramentas de comunicação e outras inspirações).

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

A metáfora da Canoa da Aprendizagem

Na canoa, a criança e o adulto remam juntos e precisam coordenar seus movimentos e se comunicar de maneira clara e atenciosa, de modo a ir na direção pretendida. A criança ajuda a dar impulso à canoa enquanto o adulto remador coordena o próprio movimento e suas atitudes com os da criança. Para reforçar esse conceito, uma sugestão é usar imagens de pais, professores e outros adultos em atividades com as crianças que necessitem de orientação, como a leitura, a prática de esportes e o uso de determinados objetos.

Storytelling a serviço da infância

Um exemplo de uso do storytelling para promover uma agenda positiva da primeira infância é o merchandising social feito em telenovelas. Por meio das experiências vividas pelos personagens, a sociedade se familiariza com temas relacionados à infância – por exemplo, a questão da adoção e da violência contra criança, abordadas em Sabor da Paixão (TV Globo, 2002-2003) – e se mobiliza para discuti-los e mudar a realidade. Uma das campanhas de maior repercussão foi apresentada na novela Explode Coração(TV Globo, 1995-1996), que promoveu a busca por crianças desaparecidas. Após o sumiço do filho, uma personagem se juntava ao grupo Mães da Candelária, formado por mulheres no Rio de Janeiro à procura de crianças desaparecidas. Depoimentos dessas mulheres e fotos de seus filhos foram inseridos em cada capítulo. A novela contribuiu para a solução de 65 desses casos.49