Infelizmente, ainda há muitas concepções erradas ou ultrapassadas na sociedade a respeito de quando e onde a criança começa a aprender.

É forte a crença, por exemplo, de que isso só acontece na escola. Ou que o aprendizado tem início a partir dos 6 meses de idade.80 Apenas 22% acreditam que as crianças aprendem ainda no útero, como comprovado por estudos.

Além disso, a maioria da população não considera que atividades como andar, correr, falar, entre outras, também façam parte do aprendizado cognitivo.81

Informações que valem ser divulgadas

  • Estudos comprovam que o bebê começa a aprender ainda no útero da mãe.82 Por isso, é importante enfatizar que a aprendizagem tem início antes mesmo do nascimento e dar exemplos do que o bebê aprende nas diferentes fases da gestação (veja mais abaixo, em Ferramentas de comunicação e outras inspirações).
  • A criança aprende por meio da interação e de relacionamentos significativos, nos quais há afeto e estabelecimento de vínculo com outra criança, com outro adulto, com ela mesma etc. (veja mais sobre o assunto em A criança e os outros).
  • O aprendizado na primeira infância acontece nos mais diversos contextos e espaços, como em casa, na escola, no parque, no clube, na comunidade, ou seja, em todo lugar e, por isso, é importante a qualidade dos ambientes. Especialistas enfatizam a importância do acesso da criança a áreas de lazer seguras e a locais com saneamento, tanto quanto a postos de saúde e a creches e pré-escolas.
  • Crianças com bom vocabulário aos 2 anos de idade chegam à escola mais bem preparadas.83
  • Além de auxiliar o processo de aquisição de linguagem, ampliando a capacidade linguística do bebê, a leitura também aumenta o vínculo afetivo entre pais e filhos, fortalecendo a estrutura psíquica e emocional da criança, importante para que ela se sinta segura ao construir seu caminho de autonomia e de relacionamento social.84
  • Vale ressaltar a importância que os primeiros anos têm sobre a capacidade de aprendizagem da criança. Estudos mostram que os estímulos que as crianças recebem nessa fase trazem impacto no modo como elas aprendem durante o restante da vida.85

Informação sem complicação

  • Procure destacar a importância da qualidade dos ambientes a que a criança é exposta para o seu desenvolvimento, utilizando exemplos, depoimentos ou menções a estudos. Ela precisa de diferentes espaços para brincar e fazer as próprias descobertas. E esses espaços devem ser seguros, saudáveis e protegidos para evitar a exposição a violência, doenças e acidentes.
  • Para abordar a importância dos relacionamentos para o aprendizado, pode ser usada a metáfora do Bate-Bola. Assim como no futebol, as crianças e as pessoas que convivem com elas precisam estar atentas umas às outras para conseguir fazer a troca de passes e levar a bola adiante (veja mais em A criança e os outros).
  • Lembre que a leitura, além de desenvolver a linguagem oral, ainda fortalece o vínculo com quem lê; desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio; e estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade.

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

Sugestões de imagens

  • Para ilustrar a importância do relacionamento para o aprendizado, procure usar imagens de crianças em atividades com adultos e/ou com outras crianças, como brincando, lendo, cantando.
Crédito: Guga Ferri
  • Procure destacar os diversos locais em que o aprendizado se dá com imagens de crianças em creches, parques, praia, clube e em diferentes ambientes de sua casa – sala, quarto, quintal, cozinha.
Crédito: Thinkstock
  • Para mostrar que o aprendizado ocorre desde a gestação, você pode usar imagens de ultrassom que mostrem bebês sugando, bocejando ou executando outros movimentos.
Crédito: Thinkstock
  • A metáfora do Bate-Bola pode ser ilustrada com imagens de uma criança realizando alguma outra atividade lúdica em companhia de um adulto, que responde a ela a cada ação.
Crédito: Léo Sanches
  • Procure mostrar crianças lendo ou adulto lendo para a criança.
Crédito: Léo Sanches

O aprendizado no útero

Relatar as conquistas do feto ao longo da gestação é uma boa maneira de mostrar o quanto o bebê aprende ainda na barriga. Veja alguns exemplos que você pode citar:

  • A partir do quinto mês de gravidez, o feto já começa a realizar movimentos faciais, como franzir a testa, abrir a boca e bocejar.
  • No segundo trimestre da gestação, sabe-se que o bebê já tem os sentidos desenvolvidos, como a audição e o tato.
  • Por volta da 21ª semana de gravidez, o feto já começa a distinguir a voz dos pais.86
  • A partir do terceiro trimestre de gravidez, o bebê também começa a chupar o dedo. Isso irá ajudá-lo a fortalecer a musculatura relacionada ao movimento de sucção.
  • Ao fim da gestação, o bebê realiza movimentos e expressões semelhantes aos de um recém-nascido.