ADULTO DE REFERÊNCIA: É o responsável direto por cuidar, fornecer estímulos adequados, educar, amar, impor limites, fortalecer a autonomia e preparar a criança para os desafios e oportunidades da vida presente e adulta. Em geral, são adultos de referência o pai e a mãe da criança, mas, a depender da maneira como cada família se constitui, esse papel pode ser desempenhado por avós, avôs, tios, tias, padrastos, parceiros em casais homoafetivos etc.

APRENDIZADO: Conteúdo a ser aprendido.1

APRENDIZAGEM: Processo de construção, aquisição e apropriação de conhecimento.2

CÉREBRO: O cérebro faz parte do sistema nervoso e, em conjunto com a medula espinhal e os nervos, é responsável por todos os processos que ocorrem no corpo, controlando movimentos voluntários e involuntários, sensações, emoções e pensamentos. Protegido pelos ossos do crânio, o cérebro comanda o nosso crescimento e desenvolvimento.

CRECHE: Equipamento educacional que atende crianças de até 3 anos de idade.3

CRIANÇAS: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança a pessoa de até 12 anos de idade incompletos e determina que é dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação de seus direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

DESENVOLVIMENTO: Construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas. O conceito é amplo e engloba o crescimento e a maturação em diversos contextos.4

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: Relaciona-se às funções ditas mentais superiores, como a memória, a associação, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, dentre outras.5

DESENVOLVIMENTO PLENO: Ao falar de desenvolvimento pleno, considera-se o desenvolvimento de aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.

EDUCAÇÃO INFANTIL: Educação ministrada a crianças de até 6 anos.6

JANELA DE OPORTUNIDADE: Período sensível em que a aprendizagem de habilidades ou o desenvolvimento de aptidões e competências se faz de modo mais facilitado. Ou seja, quando a criança é exposta a determinados estímulos, há mais facilidade de desenvolvê-los em sua totalidade.7

NEUROCIÊNCIA: É o estudo científico do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento etc. Trata-se de ciência interdisciplinar que colabora com outros campos, como a química, a ciência da computação, a linguística e a medicina.

NEURÔNIO: Célula do cérebro.

PARENTALIDADE: Derivado do inglês parenting, o conceito vem sendo utilizado para descrever o conjunto de atividades desempenhadas pelo adulto de referência em seu papel de assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento pleno da criança, de modo a promover a sua integração social e torná-la progressivamente mais autônoma (saiba mais neste infográfico).

PLASTICIDADE CEREBRAL: Capacidade de constante remodelação não só da função, como também da estrutura do cérebro, influenciada pela experiência e que se estende ao longo da vida.8

PRÉ-ESCOLA: Equipamento educacional que atende crianças de 4 a 5 anos de idade.9

PRIMEIRA INFÂNCIA: Período que abrange os primeiros seis anos completos, os primeiros 72 meses de vida da criança, conforme define o Marco Legal da Primeira Infância (Lei n. 13.257/2016).

PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA: Fase que vai até os 3 anos de idade.

REDE DE APOIO: É o conjunto de relações interpessoais. Dessa rede, a pessoa e/ou a família recebe apoio emocional, ajuda material, serviços e informações.

SINAPSE: É o processo que ocorre sempre que as células do cérebro (neurônios) recebem um estímulo. Representa o ponto de contato entre os neurônios e constrói caminhos que permitem conexões entre as diferentes áreas do cérebro. Também conhecida como conexão neural ou conexão entre os neurônios.

SUJEITO DE DIREITOS: A Constituição Federal de 1988 é o marco de um novo olhar político, pedagógico e social para a criança: ela passa a ser considerada cidadã e sujeito de direitos, e a família, a sociedade e o Estado são declarados responsáveis por garantir, com absoluta prioridade, os seus direitos. O termo “menor” é substituído pela expressão "criança e adolescente".10

VÍNCULO: É a conexão, ligação nata entre indivíduos interdependentes. Segundo Marta Harris (1995), "vínculo é a capacidade de duas pessoas experimentarem e se ajustarem à natureza uma da outra, desenvolvido por meio da interação amorosa e contínua".11