No Brasil, toda gestante tem direito ao atendimento pré-natal. Esse acompanhamento é importante para prevenir, identificar e tratar qualquer problema que possa afetar a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê. O pré-natal ainda ajudará a mulher a entender as transformações que ocorrem em seu corpo e o impacto emocional da gravidez. Afinal, a gestante precisa estar bem para que o bebê se desenvolva saudável.

Entre os brasileiros, 69% 24 apontam o exame pré-natal como uma das três coisas mais importantes para o desenvolvimento do bebê. É a resposta com maior índice de concordância, e o reconhecimento de sua importância é uma boa notícia. Mas, de forma geral, o período de gestação é considerado apenas do ponto de vista médico e biológico, como indica a quantidade de práticas desse tipo citadas entre as três mais importantes: não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas (32%, a terceira mais citada), ter cuidado com o uso de remédios (14%), controlar a pressão (13%), cuidar da alimentação (12%) e controlar o peso (10%).

De acordo com a pesquisa, os aspectos psicossociais ficam em segundo plano: embora seja a segunda resposta mais votada, apenas metade da população (48%) aponta a necessidade de o bebê receber carinho dos pais e familiares entre as três ações mais importantes para o desenvolvimento do bebê durante a gestação. Itens correlatos também têm votações menos expressivas, como a necessidade de conversar com o bebê (marcada por apenas 24% dos entrevistados), a importância de a mãe receber apoio da família (16%) e a aceitação da gravidez pela mãe (14%).

Apesar de reconhecer que o ambiente afeta a criança durante a gravidez, o público tem pouco conhecimento sobre essa influência, o processo de desenvolvimento intrauterino e a importância do momento do parto.25

Informações que valem ser divulgadas

  • O desenvolvimento da criança começa de fato no momento da concepção. Os cuidados durante a gestação, portanto, são determinantes para o processo de desenvolvimento, já que diversas estruturas do corpo estão em fase de formação e maturação. Assim, a ausência de atenção à fase intrauterina pode dificultar o bom desenvolvimento na primeira infância.
  • O acompanhamento médico é essencial tanto para a mãe quanto para o bebê, mas a comunicação desse período deve ir além do ponto de vista médico e biológico.
  • Atividades estimulantes, como ler ou cantar para o bebê durante a gravidez, podem ajudar na construção do vínculo entre mãe e bebê mesmo antes do nascimento. Por volta da 25ª semana de gestação, o bebê já é capaz de ouvir os ruídos do organismo da mãe, bem como sua voz e outros sons do ambiente externo, e tem potencial para estabelecer comunicação e reter memórias afetivas.

Informação sem complicação

  • Aborde, sempre que possível, por meio de depoimentos ou exemplos, como é importante ter uma rotina agradável na gestação, com apoio emocional, exercícios físicos e momentos de descanso e lazer.
  • A comunicação deve valorizar ainda a rede de apoio. Procure reforçar com exemplos práticos de sua experiência pessoal ou profissional, ou mesmo com menções a estudos e pesquisas sobre o assunto, que a gestação deve ser amparada tanto pela família quanto pela comunidade.26
  • Procure reconhecer em suas comunicações que outras emoções acompanham esse período, como a angústia, a ansiedade e a depressão. A abordagem mais humanizada e menos idealizada da gestação é sempre melhor para a mãe e, em especial, para o bebê.
  • Ressalte a importância de serem feitas, no mínimo, oito consultas pré-natais.
  • Mencione, sempre que possível, que o Marco Legal da Primeira Infância garantiu uma série de direitos para as gestantes e as famílias com crianças na primeira infância, como orientação sobre aleitamento materno, crescimento e desenvolvimento infantil integral (art. 14, § 3º).
  • O cuidado na gestação e nos primeiros meses também pode ser visto pelo prisma do ODS 3 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU), que promove a saúde e o bem-estar e traz uma mensagem clara: quanto antes se investe na criança - ou, no caso, no bebê - e na família que a protege, mais se reduz a chance de ela desenvolver doenças cardiovasculares e não transmissíveis ao longo da vida adulta. Veja mais sobre os ODS e a primeira infância.

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

Sugestões de imagens

  • Para mostrar a importância de uma rotina agradável na gravidez, procure usar imagens de gestantes em momentos de descanso e lazer, realizando exercícios físicos indicados para esse período, em situações que destacam o apoio da família à gestação e que exemplificam como elas podem ser atendidas e apoiadas em suas atividades pela comunidade.
Crédito: Fernando Martins
  • Um jeito de ilustrar como se forma o vínculo com o bebê durante a gravidez é usar imagens de gestantes lendo, cantando ou colocando músicas para o filho ainda na barriga.
Crédito: Thinkstock