Em 2015, os 193 países que compõem a ONU (incluindo o Brasil) se comprometeram a implementar um plano de ação global que inclui medidas como eliminar a pobreza extrema e a fome, promover a paz, dar uma educação de qualidade a meninas e meninos e proteger o planeta.

Essa ambiciosa agenda é formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada um com suas metas próprias, que devem ser colocados em prática até 2030.

Informações que valem ser divulgadas

  • A meta que trata especificamente dos primeiros anos de vida está no ODS 4 (Educação de Qualidade) e afirma que é preciso "garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário".
  • Mesmo se alguns ODS não mencionam diretamente crianças menores de 6 anos, o Unicef reitera que todos são relevantes para o desenvolvimento e o futuro delas, especialmente para proteger seus direitos. A agência da ONU afirma que os ODS "são uma oportunidade histórica para melhorar os direitos e o bem-estar de cada criança, especialmente as mais desfavorecidas" e deixa claro que sem oportunidades justas para as meninas e meninos não há desenvolvimento sustentável.

Informação sem complicação

  • Vale lembrar que os ODS foram baseados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que vigoraram até 2015 e trouxeram progressos importantes, especialmente no que diz respeito à infância, como mais crianças na escola e redução drástica da mortalidade infantil, incluindo queda do número de mortes por malária e tuberculose.
  • Como, direta ou indiretamente, os ODS se referem à primeira infância, é importante conhecer os Objetivos de perto. Do 1 ao 17: Acesse aqui.
  • Os países integrantes da ONU não são obrigados por lei a seguir os ODS. Mas espera-se que eles criem estratégias nacionais para conseguir alcançá-los, com diferentes políticas, planos e programas de desenvolvimento sustentável.
  • Os avanços de cada país em relação aos ODS são acompanhados por indicadores globais, registrados em relatórios todos os anos.

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

  • O site de notícias da ONU (em português) com informações sobre a Agenda 2030 pode ser bastante útil para se informar sobre os ODS e o impacto que eles vêm causando. Acesse aqui.
  • Como o governo e a sociedade civil no Brasil podem honrar os ODS? Um guia elaborado pela ONU pode ajudar honrar os objetivos e metas da Agenda 2030. Acesse aqui.
  • Como parte da iniciativa, o relatório Countdown to 2030 - disponível em inglês e elaborado numa parceria entre Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF - avalia a evolução de 138 países em relação a essas metas, com uma seção dedicada à primeira infância. Segundo o relatório, no Brasil, embora a porcentagem de crianças em risco de baixo desenvolvimento tenha diminuído, ainda existem problemas como a taxa de aleitamento materno exclusivo, que é baixa. Chama a atenção, também, a falta de informações fornecidas pelo país sobre alguns indicadores, como disciplina violenta e pobreza infantil.126