Para o público em geral, o crescimento físico é considerado independente dos desenvolvimentos socioafetivo e cognitivo e não há noção clara da relação entre eles. Muitas vezes, a rotina das crianças é focada apenas em questões ligadas à garantia básica de sua sobrevivência: alimentação, vacinação e higiene, entre outras. Para os brasileiros, os três fatores mais importantes para o desenvolvimento da criança de até 3 anos são levá-la ao pediatra regularmente/dar vacinas recomendadas (51%); amamentá-la (45%) e ter cuidado com a alimentação (31%).33 A sociedade brasileira também dá muita importância aos marcos do desenvolvimento determinados pelas fases de sentar, engatinhar, andar e falar.34 Os sinais mais importantes do bom desenvolvimento da criança de até 1 ano são sentar, para 47% das mães; dirigir o olhar quando chamado, também para 47% das mães; falar, para 31%; andar, para 30%; e engatinhar, para 27%. Aspectos como a interação com outras crianças e irmãos, por exemplo, são pouco mencionados.

Informações que valem ser divulgadas

  • Os principais aspectos do desenvolvimento de uma criança são o físico, o social, o emocional e o cognitivo35 – e eles estão estreitamente interligados. A isso se dá o nome de desenvolvimento pleno.
  • A saúde é mesmo essencial para o crescimento. No entanto, é importante ressaltar que, para seu desenvolvimento, as crianças necessitam mais do que ir ao pediatra ou ser amamentadas e alimentadas.
  • É importante enfatizar que, para que a criança possa se desenvolver plenamente, é essencial que receba, desde a gestação, os estímulos adequados em cada fase do desenvolvimento.36
  • Cada criança aprende e se desenvolve a seu tempo e cada uma à sua maneira.
  • Reforce que isso está na lei. O Marco Legal da Primeira Infância determina, entre outras coisas, que as políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança sejam elaboradas e executadas de forma a respeitar sua individualidade e seus ritmos de desenvolvimento, valorizando a diversidade da infância brasileira assim como as diferenças entre as crianças em seus contextos sociais e culturais (art. 4, III).

Informação sem complicação

  • Procure mostrar, falar ou descrever atividades que possam estimular o desenvolvimento das crianças, mas que também sejam adequadas à sua faixa etária. Exemplos: brincar com objetos de perto e de longe ou de esconde-esconde com bebês.37
  • Procure destacar que habilidades físicas, sociais, emocionais e cognitivas dependem umas das outras e influenciam a aprendizagem. Nutrição e cuidados de saúde adequados, ambiente familiar afetivo, seguro e estimulante, relações estáveis e incentivadoras, além da oferta de educação de qualidade, fornecem o alicerce para que cada criança viva bem no presente e alcance seu pleno potencial no futuro. A metáfora Cordas do Aprendizado ((detalhes mais abaixo, em Ferramentas de comunicação e outras inspirações)) fortalece e aprofunda a ideia de interdependência entre os diferentes tipos de desenvolvimento.
  • Enfatize, sempre que possível, a importância dos estímulos adequados ao desenvolvimento da criança, explicando o que pode ser feito em cada fase. Para um recém-nascido, por exemplo, massagens e carinho são estímulos importantes ao desenvolvimento sensorial e ajudam o bebê a perceber as partes do próprio corpo. Para crianças maiores, o desenvolvimento motor pode ser estimulado com brincadeiras, como pular, rodar, correr e jogar bola.

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

Sugestões de imagens

  • Ao comunicar o desenvolvimento infantil, procure utilizar imagens de bebês sendo massageados, crianças realizando brincadeiras motoras, como pular, correr e jogar bola, com o apoio e a interação de um adulto, e envolvidas em atividades lúdicas em creches e pré-escolas, por exemplo.
Crédito: Guga Ferri
Crédito: Guga Ferri
Crédito: Léo Sanches

Primeira infância em longa-metragem

O documentário O começo da vida38 é um exemplo de como um longa-metragem pode ajudar a fortalecer ainda mais os conhecimentos sobre o desenvolvimento pleno na infância. Por meio de uma série de entrevistas com profissionais e depoimentos, o filme divulga descobertas da neurociência, trabalho de estudiosos, pesquisadores, educadores e ativistas sociais e descobertas e escolhas das famílias para cuidar dos filhos.

A metáfora Cordas do Aprendizado

O aprendizado acontece quando o cérebro da criança entrelaça diferentes tipos de habilidades: físicas, cognitivas, sociais e emocionais. Essas habilidades são como os fios de uma corda. Quanto mais bem tecidos os fios, mais forte e duradoura será a corda do aprendizado. Um fio precisa do outro – apenas um desses fios, sozinho, não consegue fazer o trabalho da corda como um todo. Para ilustrar a metáfora Cordas do Aprendizado, você pode utilizar a imagem de uma corda formada por diferentes fios, cada um associado a uma das habilidades necessárias ao aprendizado da criança.