Na nossa sociedade, o modelo cultural é o da autoridade da família; a autonomia não é valorizada. Muitas vezes, a autoridade dos pais se expressa na tentativa de controlar demasiadamente as atividades das crianças.87

Informações que valem ser divulgadas

  • É fundamental educar os filhos para que conquistem autonomia ao longo da vida. A autonomia é uma condição que o ser humano adquire gradativamente, à medida que se apropria de regras, compreende os limites, percebe possibilidades, assume responsabilidades e acumula experiência.
  • A construção de limites está diretamente ligada ao ganho de autonomia.
  • Há muitos estudos sobre as habilidades que as crianças deveriam desenvolver para conquistar autonomia na forma de pensar, de viver e de tomar decisões.
  • A primeira infância é um período sensível para se desenvolver essas habilidades, por conta da elevada plasticidade cerebral (capacidade do cérebro de se transformar). Mas isso se dá à medida que a criança vive em um ambiente familiar e escolar favorável.88

Informação sem complicação

  • Uma boa estratégia de comunicação para fazer os adultos entenderem a importância da autonomia é usar mais expressões como "iniciativa própria” e “construção de sua autonomia” em lugar do termo “liberdade”, que alguns tendem a associar à permissividade, vista como algo negativo na educação de crianças.89
  • A metáfora da Canoa da Aprendizagem também serve nesse caso. Ela é indicada para promover a ideia de que os adultos devem se envolver nas atividades do dia a dia das crianças, mas também dar espaço a elas para que experimentem o mundo por si mesmas. Esse ajuste entre liberdade e apoio depende das necessidades específicas da criança, segundo sua faixa etária (veja mais em A criança e os outros).

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

Sugestões de imagens

  • O conceito da Canoa da Aprendizagem pode ser ilustrado com imagens de pais, professores e outros adultos orientando a criança em diferentes atividades.
  • Uma imagem que pode funcionar para explicar o equilíbrio entre autonomia e apoio é a de uma criança aprendendo a andar de bicicleta. É importante que um adulto segure a bicicleta até a criança ser capaz de se equilibrar por si, mas ele deve saber a hora de soltar o veículo para que a criança tenha segurança de andar sozinha.
Crédito: Daniela Toviansky