Bebês tendem a ser muito solitários – mas não porque desejam isso. Às vezes, eles passam horas no berço ou em carrinhos de passeio também porque a sociedade brasileira não valoriza a convivência entre as crianças pequenas. Menos de 10% da população75 considera a interação com outras crianças um item importante para o desenvolvimento infantil.

Informações que valem ser divulgadas
- O bebê necessita conviver com outras crianças da mesma idade76, seja em parques, em creches ou na própria comunidade. Nesses espaços, ele terá a oportunidade de viver experiências diferentes das quais tem em casa e se relacionar com seus pares.
- As relações iniciais entre pares dependem das seguintes habilidades que se desenvolvem durante os dois primeiros anos de vida:
- administração da atenção conjunta;
- regulação de emoções;
- inibição de impulsos;
- imitação de ações do outro;
- compreensão de relações de causa e efeito;
- competência linguística.77
- Há associações claras entre as relações entre pares no início da vida e aquelas que ocorrem em fases posteriores da infância.78 Por exemplo, crianças pequenas que se envolveram em brincadeiras complexas com seus pares mostraram-se mais competentes na interação com outras crianças nos anos pré-escolares e mesmo mais tarde.79

Informação sem complicação
- Sempre que possível, procure falar da importância da interação entre as crianças, enfatizando seus benefícios. Por exemplo: uma brincadeira com outro bebê pode ajudar a criança a exercitar a paciência ou a lidar com a frustração de ter de esperar a sua vez para explorar um objeto.
Ferramentas de comunicação e outras inspirações
Sugestões de imagens
- Para mostrar a importância da interação do bebê com outros bebês e crianças mais velhas, você pode usar imagens de dois ou mais bebês brincando juntos ou com outras crianças maiores em ambientes abertos, como parques, em creches ou em casa.
