Bebês tendem a ser muito solitários – mas não porque desejam isso. Às vezes, eles passam horas no berço ou em carrinhos de passeio também porque a sociedade brasileira não valoriza a convivência entre as crianças pequenas. Menos de 10% da população75 considera a interação com outras crianças um item importante para o desenvolvimento infantil.

Informações que valem ser divulgadas

  • O bebê necessita conviver com outras crianças da mesma idade76, seja em parques, em creches ou na própria comunidade. Nesses espaços, ele terá a oportunidade de viver experiências diferentes das quais tem em casa e se relacionar com seus pares.
  • As relações iniciais entre pares dependem das seguintes habilidades que se desenvolvem durante os dois primeiros anos de vida:
    1. administração da atenção conjunta;
    2. regulação de emoções;
    3. inibição de impulsos;
    4. imitação de ações do outro;
    5. compreensão de relações de causa e efeito;
    6. competência linguística.77
  • Há associações claras entre as relações entre pares no início da vida e aquelas que ocorrem em fases posteriores da infância.78 Por exemplo, crianças pequenas que se envolveram em brincadeiras complexas com seus pares mostraram-se mais competentes na interação com outras crianças nos anos pré-escolares e mesmo mais tarde.79

Informação sem complicação

  • Sempre que possível, procure falar da importância da interação entre as crianças, enfatizando seus benefícios. Por exemplo: uma brincadeira com outro bebê pode ajudar a criança a exercitar a paciência ou a lidar com a frustração de ter de esperar a sua vez para explorar um objeto.

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

Sugestões de imagens

  • Para mostrar a importância da interação do bebê com outros bebês e crianças mais velhas, você pode usar imagens de dois ou mais bebês brincando juntos ou com outras crianças maiores em ambientes abertos, como parques, em creches ou em casa.
Crédito: Léo Sanches