Para mostrar a importância do investimento na primeira infância, é preciso aumentar a participação da criança nas comunicações e ressaltar que o desenvolvimento do país – e do mundo – depende de uma mudança no discurso atual, que enfatize a importância da priorização das crianças na hora de pensar em política pública.

Informações que valem ser divulgadas

  • O discurso relacionado à primeira infância deve dar mais ênfase à necessidade do pleno desenvolvimento da criança. É preciso garantir não apenas a sobrevivência da criança, mas o acesso a todas as condições para que ela se desenvolva física, emocional, social e cognitivamente.
  • A ONU estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com isso, criou-se uma agenda para 2030 para auxiliar a transformação que se espera alcançar ao longo dos próximos 15 anos.111 E o desenvolvimento na primeira infância está na base do desenvolvimento sustentável.

Informação sem complicação

  • Ao abordar os ODS, procure sempre relacioná-los com a importância do desenvolvimento na primeira infância.112 Há muitas maneiras de fazer essa relação; conheça algumas delas:
  • Cite números: as crianças mais vulneráveis que recebem serviços de apoio ao desenvolvimento na primeira infância têm, no futuro, rendimento até 25% maior em comparação com aquelas que não receberam os mesmos serviços.113 Há muitos outros exemplos no site da Fundação, a começar por essa página sobre o início da vida.

Ferramentas de comunicação e outras inspirações

Sugestões de imagens

  • Gráficos de barras podem ser uma forma eficiente de mostrar, visualmente, como os investimentos na primeira infância impactam o futuro. O público consegue perceber facilmente a evolução dos indicadores.
  • Para ilustrar a importância dos estímulos na primeira infância, procure usar imagens de crianças em diferentes situações de aprendizagem: lendo, manipulando brinquedos diversos, interagindo com adultos etc.
Crédito: Thinkstock
  • Mostre crianças sendo atendidas por diferentes agentes de saúde, educação e assistência social para destacar a necessidade de apoio integral à primeira infância.
Crédito: Guga Ferri