A missão de apoiar e defender a primeira infância é compartilhada por diversas entidades no país. Aqui vão algumas das principais, que podem suprir os interessados com mais informações e aprofundamentos no tema.
ANDI – Comunicação e Direitos
Criada formalmente em 1993, mas atuando de maneira voluntária desde 1990, a ANDI é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucro e apartidária, que articula ações inovadoras em mídia para o desenvolvimento. Suas estratégias estão fundamentadas na promoção e no fortalecimento de um diálogo profissional e ético entre as redações, as faculdades de comunicação e de outros campos do conhecimento, os poderes públicos e as entidades relacionadas à agenda do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nos âmbitos nacional e global.
www.andi.org.br
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Uma rede que articula centenas de grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo comunidades escolares, movimentos sociais, sindicatos, organizações não- governamentais nacionais e internacionais, fundações e grupos universitários,. Sua missão é atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil.
www.campanha.org.br
Childhood Brasil
Tem como objetivo a proteção à infância e à adolescência, com foco no enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.
www.childhood.org.br
Fundação Abrinq
Constituída em 13 de fevereiro de 1990, tem como objetivo mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e à adolescência.
www.fadc.org.br/
Fundação Bernard van Leer
A entidade privada com sede na Holanda promove desde 1965 o tema da primeira infância por meio da formação de pais e cuidadores, apoio a iniciativas que discutam a formulação de políticas públicas e ações de disseminação do conhecimento científico sobre o tema no Brasil e no mundo.
www.bernardvanleer.org
Fundação José Luiz Egydio Setúbal
A organização, ligada ao Hospital Infantil Sabará, atua em iniciativas sociais dedicadas à melhoria da qualidade de vida na infância; na pesquisa e ensino de conhecimento científico com foco em saúde infantil; e na assistência médica infanto-juvenil.
fundacaojles.org.br
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Fundada em 1965, a organização trabalha desde 2007 pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da educação infantil de qualidade – creche para quem quer ou precisa e pré-escola para todos; fortalecimento dos serviços de parentalidade, para apoiar quem cuida; a avaliação do desenvolvimento das crianças – o que não se pode medir, não se pode melhorar; e a sensibilização de toda a sociedade sobre o impacto, ao longo da vida, das experiências vividas na primeira infância. Além desse Guia, acesse outros canais da Fundação para informações qualificadas e atualizadas sobre a primeira infância:
Site • YouTube • Facebook • Instagram • Linkedin
Instituto Alana
Organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e fomenta novas formas de bem viver.
www.alana.org.br
Instituto Avisa lá
Desde 1986 vem contribuindo para qualificar a prática educativa nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas. Junto às redes de Ensino Fundamental desenvolve ações de formação para profissionais de educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais.
avisala.org.br
IFAN - Instituto da Infância
Organização sem fins lucrativos, que desenvolve desde 1999 ações de prevenção e cuidados à infância de crianças de 0 a 12 anos no Nordeste brasileiro. O IFAN gera e compartilha conhecimentos inovadores sobre as infâncias, atuando em parceria com o terceiro setor, em âmbito nacional e internacional, o poder público e a iniciativa privada para desenvolvimento de seus programas e projetos.
www.ifan.com.br
Instituto Fazendo História
Tem como missão colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes com experiência de acolhimento, a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transformem suas histórias.
www.fazendohistoria.org.br
Núcleo Ciência Pela Infância
Formado por pesquisadores especialistas em diferentes áreas do conhecimento, o NCPI se volta para a produção de estudos e publicações que tratem do tema da primeira infância pelo viés científico, bem como para a capacitação de formuladores de políticas públicas sobre o tema. A seguir, os membros do Comitê Científico do NCPI:
Alicia Matijaevich Manitto
Professora Doutora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Anna Maria Chiesa
Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP)
Antonio Jose Ledo Alves da Cunha
Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Beatriz Abuchaim
Gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Ciro Biderman
Professor de Administração Pública e Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Charles Kirschbaum
Professor Assistente de Administração do Insper
Daniel Domingues dos Santos
Professor Doutor de Economia da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)
Darci Neves dos Santos
Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Débora Falleiros de Mello
Professora Titular do Departamento Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP)
Fernando Mazzili Louzada
Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Guilherme Polanczyk
Professor Associado de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Helena Paula Brentani
Professora de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Joana Simões de Melo Costa
Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Lino de Macedo
Professor Emérito do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)
Lislaine Aparecida Fracolli
Professora de Enfermagem em Saúde Coletiva, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP)
Luiz Guilherme Scorzafave
Professor Doutor de Economia da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)
Márcia Castro
Professora de Demografia do Departamento de Saúde Global e População na Universidade de Harvard (HSPH)
Maria Beatriz Martins Linhares
Professora Associada do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)
Maria Malta Campos
Consultora e Pesquisadora Sênior do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC) de São Paulo
Maria Thereza de Souza
Professora Titular de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade na Universidade de São Paulo (USP)
Naercio Aquino Menezes Filho
Coordenador do Comitê Científico. Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper, Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP) e Membro da Academia Brasileira de Ciências
Ricardo Paes de Barros
Professor Titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper
Rogerio Lerner
Professor Associado de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade na Universidade de São Paulo (USP)
Rudi Rocha
Professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV/PAE)
Pastoral da Criança
Fundada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns e ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a organização atua no Brasil e em diversos países da América Latina e África na redução de mortes materno-infantis. Sua equipe faz acompanhamento de mães durante toda a gestação e de crianças até 6 anos, orientando sobre questões básicas de saúde, nutrição, vacinação e higiene.
pastoraldacrianca.org.br
Plan International Brasil
A organização desenvolve programas e projetos com o objetivo de capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades, para que adquiram competências e habilidades que os ajudem a transformar suas realidades.
www.plan.org.br
Rede Nacional Primeira Infância
A RNPI é uma articulação formada em 2007 com mais de 200 organizações da sociedade civil, setores público e privado, com o objetivo de atuar na promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância. Dentre suas realizações está a elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância, em 2010, que visa a servir de base para políticas públicas federais, estaduais e municipais.
primeirainfancia.org.br
SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria
Instituição sem fins lucrativos, defende os interesses dos médicos de crianças e adolescentes, de seus pacientes e famílias. Reúne atualmente cerca de 22 mil associados. É considerada a maior sociedade médica de especialidade do Brasil e uma das maiores entidades pediátricas do mundo. Participa do Global Pediatric Consortium, do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), da Rede Não Bata, Eduque, dentre outras que atuam para a promoção da qualidade de vida na infância e na juventude.
www.sbp.com.br
Todos pela Educação
O foco da organização é contribuir para melhorar a Educação Básica no Brasil, avaliando criticamente as ações dos governos e legisladores para a área, procurando promover a mobilização de atores-chave do cenário nacional pela Educação, monitorando continuamente os indicadores e as políticas educacionais e produzindo conhecimento que possa apoiar a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público que impactam os rumos da Educação.
www.todospelaeducacao.org.br
Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
Associação civil sem fins lucrativos, com objetivo de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública de qualidade.
www.undime.org.br
Unesco
Apoia organizações da sociedade civil que atuam em favor do desenvolvimento na primeira infância, desenvolvendo, em cooperação técnica com estados, municípios e o governo federal, projetos de atenção aos primeiros anos de vida da criança, a exemplo dos programas Primeira Infância Melhor e o Criança Feliz. Mais do que uma preparação para a educação primária, as iniciativas buscam o desenvolvimento integral das necessidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas da criança, a fim de construir uma base sólida e ampla para a aprendizagem e o bem-estar ao longo da vida.
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia
Unicef
Com sede em Nova York, o Fundo das Nações Unidas para a Infância atua promovendo ações e parcerias com governos e organizações da sociedade civil voltadas para a educação e o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente. Entre as atividades prioritárias para o desenvolvimento infantil, está a Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo Unicef nos 1.924 municípios inscritos no Selo Unicef e nas dez capitais do programa Plataforma dos Centros Urbanos. O Unicef também reúne parceiros nas questões da saúde na primeira infância, principalmente promovendo o aleitamento materno e a alimentação saudável.
unicef.org/brazil
United Way Brasil
Visa a mobilizar empresas, organizações sem fins lucrativos, instituições e governo em prol da primeira infância e juventude do Brasil por meio da educação.
www.unitedwaybrasil.org.br